10 de outubro de 2014

Nem Jatene, nem Helder! Vote nulo neste segundo turno!

Neste segundo turno das eleições 2014, o PSTU defende o voto nulo. Nem Jatene, nem Helder representam uma alternativa de governo para a classe trabalhadora e para a juventude do Pará. Simão Jatene, atual governador, é um dos principais responsáveis pelo caos social nos serviços públicos, pela miséria e pela desigualdade social que imperam em nosso Estado. O partido de Jatene, o PSDB, está em seu quarto mandato (8 anos com Almir Gabriel e 8 anos com Jatene) e até hoje, após 16 anos no poder, não conseguiu fazer um governo que melhorasse a vida do povo pobre. Ao contrário. O PSDB é um partido dos ricos, das elites. Representa os interesses dos grandes empresários, banqueiros e latifundiários. A privatização da Celpa, da Vale e dos Hospitais Regionais, o massacre de Eldorado dos Carajás, a Lei Kandir e o escândalo da CERPASA fazem parte do legado deixado por este partido no Brasil e no Pará.  
As mineradoras e as construtoras, que financiam as campanhas eleitorais dos candidatos dos patrões, como Jatene, ganham rios de dinheiro explorando os trabalhadores e destruindo o meio-ambiente em nosso Estado, tudo com o incentivo e o apoio do governo. Para os trabalhadores, o PSDB só destinou arrocho salarial, falta de investimentos e de políticas públicas em saúde, educação, segurança, transporte, moradia e saneamento, privatização e repressão aos movimentos sociais. Por isso o Pará é campeão em desigualdade, assassinatos e injustiça social, no campo e na cidade.
Por outro lado, Helder Barbalho é o representante de um bloco político que também já governou o Pará e fracassou do mesmo modo que o PSDB. Tanto o PMDB quanto o PT, os principais partidos da coligação "Todos pelo Pará", já estiveram a frente do governo estadual, com Jader Barbalho e Ana Júlia, respectivamente, e mantiveram a essência da política econômica dos tucanos, protagonizaram novos escândalos de corrupção, seguiram com a política de precarização dos serviços públicos e não nada fizeram para reverter o processo de privatização e entrega de nossas riquezas naturais ao capital internacional. A propaganda de Helder tenta apresentá-lo como o "novo", como o candidato da "mudança", mas isso não passa de propaganda falsa. Afinal de contas, quem não se lembra dos escândalos de corrupção da SUDAM e do Banpará dos governos do PMDB? E o que dizer do desastre que foi a gestão de Helder na Prefeitura de Ananindeua ou de Ana Júlia no governo do Estado?
Tanto Jatene quanto Helder representam os interesses dos ricos e poderosos. Eles apenas brigam pelo controle da máquina pública, para que seus grupos de poder dirijam o aparato do Estado e os benefícios dele decorrentes. A luta por vida digna e por direitos é uma luta contra os patrões e o capital.
Por isso, o PSTU chama os trabalhadores e a juventude a votar nulo neste segundo turno como forma de protestar nas urnas e manifestar o repúdio à política expressa por esses dois blocos burgueses que há década governam nosso estado para os ricos e que são responsáveis pela miséria, pela péssima qualidade nos serviços públicos e pela desigualdade social que é tão marcante em nosso Estado. Proteste nas urnas através do voto nulo e organize-se para lutar contra os ataques que virão. Vamos fortalecer as greves e lutas nas ruas, ocupações e manifestações por todo o Estado para construir, no seio da mobilização social, uma alternativa de poder da classe trabalhadora, anticapitalista e socialista para governar o Estado.

Belém, 10/10/2014 
Direção Estadual do PSTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário